TRABALHOS 3º SEMESTRE 1º BIMESTRE

SILMARA/ SUELEN











Conteúdo: Barroco
·         Técnicas de artes;
Áreas do Conhecimento
·         Artes
·         Linguagem escrita e oral;
Objetivo
·         Estimular a releitura das imagens;
·         Interatividade;
Metodologia
·         Iniciaremos a aula explicando um pouco sobre a técnica Barroco, de onde surgiu. Mostraremos em um vídeo, algumas pinturas barrocas. Logo em seguida distribuiremos uma folha sulfite em que eles irão fazer a releitura de uma das imagens mostradas no vídeo.
Recursos
·         Folha sulfite
·         video
·         Lápis de cor;

Avaliação
·         Através das atividades desenvolvidas, participação.






Berenice/ Lucia/ Rejane
















Conteúdo:
Características do movimento futurista; Releitura de obra de arte.

Objetivo
Transmitir um pouco mais de conhecimento da arte futurista mostrando suas técnicas e o que os artistas futuristas queriam mostrar naquela época através da sua arte.

Desenvolvimento
Iniciaremos a aula com uma apresentação em forma de slides sobre o assunto e mostrando algumas pinturas futuristas, logo em seguida desenvolveremos uma atividade de pintura utilizando giz de cera e tinta guache preta para os alunos formarem um desenho.

Atividades
Construção de um desenho com cores vivas e ousadas.

Recurso
Pen drive
Gis de cera
Tinta guache preta
Papel

CAMILA/ CLEUSA/ SOLANGE/ VALQUIRIA.











CONTEÚDO: Artes.

OBJETIVOS: 
Conhecer sobre a vida de Tarsila de Amaral.
Entender sobre a obra Abaporu

DESENVOLVIMENTO:
Iniciaremos a aula mostrando a obra de Tarsila de Amaral , Abaporu,
Explicaremos sobre a pintora, um pouco de sua vida, em seguida darei aos alunos um desenho impresso da obra Abaporu, incentivando os alunos a importância da obra de arte.
Trabalharemos com eles utilizando cores primárias, e materiais diversos, colorindo usando sua criatividade, e após pintar irão colocar na pasta de desenhos.
RECURSOS:
Papel, tintas, lápis de cor, papel colorido,desenhos.

AVALIAÇÃO:     
De acordo com o que as atividades feitas pelos alunos, e participação.


ÉRIKA/ FABIANE/ FLÁVIA/ GABRIELA/ SUZANA












Áreas do conhecimento:
Þ           Arte


Conteúdo/ Assunto:
Þ          Modelo de arte. Happening


Objetivos:
Þ          Conhecer diferentes modelos de arte, estimular o coordenação motora através de recortes, e a criatividade.


Procedimento: (Introdução, desenvolvimento e fechamento).
Þ          Iniciaremos a aula com imagens de diferentes modelos de arte enfatizando o happening. Em seguida confeccionaram um cartaz  com recortes, de revistas usaram a criatividade criando sua própria arte e por fim iremos expor os trabalhos do grupo;


Atividades:
Þ          Debater sobre o assunto.
Þ          Confecção de um cartaz
Þ          Exposição das artes dos alunos



Recursos:
Þ          TV-pendrive, folha sulfite, recorte de revista , cola, tesoura,


Referencias:
Þ           Google, wikiped.


Avaliação:
Þ           Será feita através de conversas e atividades  em sala de aula.



ROSEMERI/ FRANCIELI/ GILMARA/ MARCOS







































Conteúdo:
Expressionismo                                                     

Objetivos:
  • Releitura da obra através de um desenho
  • Linguagem visual
  • Observação e criatividade
·         Demonstrar aos  alunos o sentimento dos artista em relação a realidade do expressionismo,e o modo  como eles viam a relação humanas diante dos  fatos da vida, mostrando as  diferentes  forma  de  espressar a cor  e estimulando sua imaginção para a arte.

Desenvolvimento
  • Iniciar a aula contando a história do expressionismo
  • Dividir a turma em grupos
  • Mostrar uma obra de Edvard Munch, (O Grito)
  • Deixar que os alunos observem a figura por alguns minutos
  • Logo após farão um desenho da obra, no papel sulfite com giz de cera ou lápis de cor 
  • Deixar que cada grupo se expresse  de forma livre, utilizando sua interpretação pessoal do que a imagem quis transmitir ao público.
  
Recursos:                                                           
Obra O Grito de Edvard munch, papel sulfite, lápis de cor ou giz de cera.
                                                                                               


 CLEUSA/KÁTIA/ LOANA/ VANESSA







Conteúdo:
Pintores Brasileiros.

Objetivos:
Valorizar e reconhecer a pintura brasileira.
Conhecer as diversas formas de arte.
Desenvolver raciocínio.

Desenvolvimento:
Iniciaremos a aula mostrando uma obra da pintora “Tarsila do Amaral”, discutindo a pintura com os alunos interpretando de maneiras diferentes seus pontos de vista. Em seguida passaremos um texto dissertativo onde mostra a importância da pintura, seus diversos autores e as diversas formas de arte. Após término da explicação mostraremos as diversas maneiras de arte pedindo aos alunos que escolham um método e produzam sua própria obra de arte, usando as pinturas para uma exposição em sala.

Recursos:
texto explicativo, folhas de sulfite, lápis de cor, tinta guache, pincel, giz de cera.   

Avaliação:
Através das atividades propostas.




Adriane Mattos, Juliana, Maria Vilma, Thais









Conteúdo:
Construtivismo, Preciosismo

ObjetivoS:
Incentivar as crianças criarem as suas próprias  obras  através  de objetos já existentes

Desenvolvimento:
- Desenvolver a coordenação motora
- Capacidade de criação e observação do seu trabalho
- Valorizar a sua própria criação

Recursos:
Jogos, legos, tampinhas, palitos coloridos, papeis, tintas, massinha de modelar e outros.




EDIANE/ FRANCIELE APª/ LUCILENE/ SÔNIA

















ADRIANA/ QUESIANE







CONTEÚDO: CORES PIMARIAS

OBJETIVOS: EXPLICAR A ORIGEM DAS CORES

DESENVOLVIMENTO: A INTENÇÃO DESTA AULA É APRESENTAR PARA AS CRIANÇAS AS CORES PRIMÁRIAS.
MOSTRAREMOS AS CORES PRIMARIAS E EXPLICAREMOS O PORQUÊ ELAS SÃO CHAMADAS DESTA FORMA.
EXPLICAREMOS QUE O AMARELO, O VERMELHO E O AZUL SÃO CHAMADOS DE CORES PRIMÁRIAS, PORQUE SÃO COM ELAS QUE FORMAMOS OUTRAS CORES.

AMARELO
VERMELHO
AZUL
AMARELO + AZUL = VERDE
VERMELHO + AZUL = VIOLETA
AMARELO + VERMELHO = LARANJA

APÓS A EXPLICAÇÃO FAREMOS MISTURAS DE CORES EM COPINHOS PLÁSTICOS E COM PÍNCEIS CRIAREMOS UM DESENHO, COM SULFITE ENTREGUE PELA PROFESSORA.