TRABALHOS 3º ANO 2º BIMESTRE

PLANOS DE AULA - 1º ANO DO 1º CICLO


ALINE e SIRLEA

Conteúdos:
Produção de trabalho de arte utilizando a técnica de picotagem.
Tipos de Animais silvestres.

Áreas do conhecimento:
Linguagem oral e escrita
Natureza e Sociedade
Arte


Objetivos:
  • Estabelecer relações entre características e comportamentos dos animais silvestres e      condições do ambiente em que vivem;
  • Organizar e registrar informações por meio de desenhos, pequenos textos, vídeos e      picotagem;
  • Perceber diferenças e semelhanças entre animais silvestres e domésticos.


Desenvolvimento:  
Iniciaremos a aula com uma roda da conversa, em que o professor abrirá uma discussão a respeito dos tipos de animais silvestres existentes na nossa região, levantando questionamentos e curiosidade dos alunos.
Em seguida mostrar um vídeo referente ao assunto, para complementar o assunto tratado na roda da conversa.
Em seguida ler um pequeno texto explicando características, habitat, alimentação dos animais silvestres, também será recolhido a autorização dos alunos para o passeio até o Parque Ecológico da cidade, onde terão a oportunidade de estarem vendo de perto cada animal e perceber em que condições de ambiente eles vivem.
Ainda em sala, será feito um sorteio de 5 tipos de animais silvestres diferentes em que eles terão que levar perguntas prontas para qualquer funcionário do parque responder. Voltando para a sala de aula, farão um desenho em papel sulfite, ilustrando qual animal silvestre lhe chamou mais atenção e realizar o trabalho de picotagem com papel crepom entregue pelo professor.


Recursos: televisão, Parque Ecológico, folha de sulfite, lápis de cor, canetinhas, lápis, borracha.

Avaliação:
Os alunos serão avaliados mediante a observação constante da atenção, interesse, participação e desenvolvimento em todas as atividades propostas, e por meio do jogo da joaninha sabida (bingo dos animais silvestres).




Animais silvestres


Animal silvestre não é o doméstico. O doméstico já está acostumado a viver perto das pessoas, como os gatos, cachorros, galinhas e porcos, entre outros. Já o animal silvestre foi tirado da natureza e reage à presença do ser humano. Por essa razão, tem dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro. O papagaio, a arara, o mico e o jabuti, ao contrário do que muitos pensam, são animais silvestres.

Por que (mesmo tratando bem) não devemos ter animais silvestres em casa?
Cuidar de animais silvestres em casa pode parecer uma forma de amar a natureza, mas não é. Lugar de bicho é em seu habitat natural, e não nas cidades. Quem realmente gosta dos animais vai querer que eles fiquem onde se sintam mais felizes.




Roteiro para passeio no parque ecológico:



1.      Qual o nome da pessoa que trabalha ali e há quanto tempo ele trabalha cuidando dos animais?

2.      Quantos animais existem ali?

3.      O que eles comem?

4.      Se a algum animal em extinção neste local?

5.      O senhor já foi mordido por algum animal?

6.      Os animais existentes aqui se reproduzem em cativeiro?

7.      Quantos são os animais silvestres?

8.      E os animais selvagens quantos tem aqui?

9.      Vocês recebem animais de outras cidades?

10.  Há algum animal exótico aqui?



ÂNGELA e LUCIANA



Conteúdo:

Tipos de solos;
Representação artística.

 Áreas do conhecimento:
Linguagem oral e escrita
Estudo da sociedade
Arte

Objetivos:
Perceber a importância do solo para a sobrevivência dos seres vivos.
Reconhecer os diferentes tipos de solos.

Desenvolvimento:
Iniciaremos a aula abordando a turma sobre o que já sabem sobre solo, após contaremos que solo é a terra e que há vários tipos de solo.
Explicaremos que ele é formado por rochas e que é composto por água, ar, matéria orgânica e rocha que é o mineral.
Logo após mostraremos os tipos de solos: argiloso, humoso, arenoso e calcário então será feita uma atividade onde deverão com o auxilio do jogo sortear um tipo de solo e farão um desenho e o que é apropriado para desenvolver naquele tipo de solo.
Será entregue um caça palavra para encontrarem os tipos de solo, e após serão chamados alunos a frente para responder questões onde responderão falso ou verdadeiro. As atividades serão expostas em sala.

Avaliação:
Será feita através da participação do aluno e por meio do jogo da onça pintada.

Referencia Bibliográfica:
www.neteducacao.com.br

















CAMILA E ROSALINA

Conteúdos:

Higiene Bucal;
Pintura com guache;
Recorte.

Áreas do conhecimento:
Linguagem oral e escrita;
Estudo da natureza e sociedade;
Arte.


Objetivos:
Desenvolver linguagem oral;
Ter noção de uma boa da higiene bucal;
Compreender a importância de escovar os dentes diariamente.
Aprender a maneira correta de escovação.

Desenvolvimento:
Iniciaremos a aula mostrando uma imagem de dentes e perguntando do que se trata, como escovam os dentes, parabenizando aqueles que escovam todos os dias nos horários certos. Em seguida, com um fantoche de dentinho será  ensinado a maneira correta de escovar os dentes, estimulando a compreenderem a importância de manter os dentes limpos e saudáveis.
Mostraremos quais são os inimigos do dentes fazendo uso do cartaz com gravuras. Além disso ensinaremos a música do dente estimulando a escovação.
Também distribuiremos atividades escritas, um labirinto e jogo das sombras. Posteriormente iremos confeccionar um dente de garrafa pet.


Avaliação:
Será contínua por meio da participação nas atividades e por meio do jogo da  memória dos dentinhos.

Recursos:
imagens, atividades, garrafas pet, tinta, cartolina, TV, jogo.

  




Música dos dentinhos: (melodia meu lanchinho).
Meus dentinhos
Meus dentinhos, meus dentinhos
Vou escovar, vou escovar
Pra ficar fortinhos, pra ficar fortinhos
E não estragar, e não estragar.

Música dos dentinhos: (melodia meu lanchinho).
Meus dentinhos
Meus dentinhos, meus dentinhos
Vou escovar, vou escovar
Pra ficar fortinhos, pra ficar fortinhos
E não estragar, e não estragar.

Música dos dentinhos: (melodia meu lanchinho).
Meus dentinhos
Meus dentinhos, meus dentinhos
Vou escovar, vou escovar
Pra ficar fortinhos, pra ficar fortinhos
E não estragar, e não estragar.

Música dos dentinhos: (melodia meu lanchinho).
Meus dentinhos
Meus dentinhos, meus dentinhos
Vou escovar, vou escovar
Pra ficar fortinhos, pra ficar fortinhos
E não estragar, e não estragar.






JUCÉLIA e RENI



Conteúdo: 
Água e sua utilidade; 
Leitura e interpretação oral; 
Desenho livre e com intervenção.

Áreas do conhecimento
Linguagem Oral; 
Natureza e Sociedade e Arte;
Arte.

Objetivos:
  • Desenvolver a oralidade;
  • Identificar os diferentes usos que se faz da água;
  • Reconhecer a necessidade do uso consciente da água;
  • Desenvolver senso crítico por meio da expressão artística.

Metodologia:
Iniciaremos a aula com um vídeo sobre a água, fazendo um pequeno debate a respeito do uso da água, comentaremos que a água é utilizada para o consumo de todos os seres vivos, além disso também é útil para higiene e limpeza , na agricultura através da irrigação, na industria e também para facilitar o trabalho humano como na roda d’água, monjolo, das máquinas a vapor, além da produção de energia elétrica (Usina de Mauá).
Conforme o desenrolar da conversa mostraremos cartazes com figuras onde apareçam as formas de consumo da água acima mencionados,  lembrando sempre da importância de se economizar, visto que a água potável é encontrada em pequenas quantidades em nosso planeta e não está disponível infinitamente e que por ser um recurso limitado o seu uso deve ser planejado. Em seguida faremos a leitura coletiva da poesia “Sou água cristalina” de Ângela Lugo, após a leitura faremos uma reflexão sobre a mensagem que autora quis passar ao escrevê-lo e em seguida pedirei que formem grupos de cinco alunos e cada grupo deve produzir uma imagem (desenho ou pintura) que ilustre as informações contidos no poema que eles mesmos devem selecionar.

Avaliação:
Por das atividades realizadas e através da participação dos alunos, bem como o jogo da onça pintada (perguntas relacionadas ao conteúdo trabalhado).

Recursos: Cópia do poema para cada aluno, cartolinas, lápis de cor, giz de cera e tinta.


















Sou água cristalina.                 


Sou água cristalina que da terra brota
Minhas nascentes são preciosidades
Neste planeta que ainda é raridade
Pois outra vida não foi encontrada
Formando uma correnteza a fluir
Saciando a sede da humanidade
Saciando a sede das plantações
Saciando a sede de todas as nações
Saciando a sede da natureza em geral
Sem
mim não haverá vida não
Cuidem das nascentes como jóias raras
Dela todos são dependentes

Temos apenas um quarto de terra
Neste planeta azulado pela água
A maior parte não se pode beber
E hoje já se fala na extinção dela
Esta fonte de vida para todos
Sem falar dos que morrem
Em muitos países pela falta dela
Aqui mesmo no Brasil temos
Lugares onde a água é escassa
Se o meu grito assim como de muitos
Fossem ecoados pela terra toda
Teriam mais consciência e cuidado
Com a água que é inutilizada
Principalmente pelas indústrias

Sou água cristalina que brilho como diamante
Quanto caio da cachoeira sob o sol radiante

Ouvimos o som dos seus ecos de socorro
Tentamos tapar os ouvidos, mas não há como
Temos que gritar em conjunto fazendo eco no mundo

Sou água cristalina
Por favor, me socorra
Não me deixe secar nem evaporar
Não tapem minhas nascentes estou morrendo
Quero ficar aqui e saciar a sede de todos
Sou água cristalina que faço a diferença neste planeta








SIMONE e SOLANGE



Conteúdo: 
Higiene Corporal;
Recorte; colagem; 
Contato com músicas diversas.


Áreas do conhecimento:
Linguagem oral;
Estudo da Natureza e Sociedade;
Arte.

Objetivos:
·      Reconhecer a importância dos hábitos de higiene corporal;
·      Reconhecer as vogais através do lúdico;
·      Compreender o processo de formação de palavras;
·      Representar uma idéia por meio de ilustração.

Desenvolvimento:
·         Iniciaremos a aula com uma dinâmica de imitação, onde os alunos deverão adivinhar o que a professora está fazendo, sendo que, aquele que entender, não poderá dizer aos demais e fará os mesmos movimentos da professora.
·         Quando todos fizerem os movimentos da dinâmica, perguntaremos do que se trata e o que eles entendem do assunto, a sua importância, como deve ser feita, etc.
·         A seguir, passaremos o vídeo “O sapo não lava o pé”. Após eles memorizarem a letra da música, cantaremos juntos. Em seguida utilizando a mesma música, trocaremos as vogais finais das palavras, Iniciando com a vogal “a” e depois “e, i, o, u”.
·         Posteriormente explicaremos o conteúdo referente à higiene corporal por meio de um vídeo e roda da conversa.
·         Na sequência os alunos que irão confeccionar cartazes utilizando gravuras ou desenhos relacionados a higiene, apresentando um noticiário a respeito do que entenderam do tema.

Avaliação:
A avaliação será feita por meio da participação e interesse dos alunos nas atividades propostas e com o jogo da tartaruga abordando o conteúdo trabalhado com fichas sobre os produtos utilizados na higiene corporal.

Recursos : televisão, pen drive, cartolina, revistas, cola, tesoura, lápis de cor, canetinha, jogo

O sapo não lava o pé

O sapo não lava o pé.
Não lava porque não quer.
Ele mora lá na lagoa.
não lava o pé porque não quer.
Mas que chulé!!!

Abaixo, trocando a última vogal pela vogal “A”

A sapA na lavA o pA
NA lava porCA nA CA
ElA mora Lá na lagoa
NA lava A  pporcA  nA cA
MA cA  chulA!!!






ANA CLAUDIA, MARYCLÉIA e RENILDA

Conteúdos:
Animais Domésticos e Selvagens; 
Dobradura.

Área do Conhecimento: 
Estudo da Sociedade e Natureza, 
Arte;
Linguagem Oral.

Objetivos: 
- Desenvolver a oralidade;
- Estabelecer as diferenças existentes entre os animais domésticos e selvagens;
- Descrever as características físicas dos animais domésticos e selvagens;
- Identificar as utilidades dos animais para os seres humanos;
- Trabalhar a percepção tátil;
- Aprimorar a coordenação motora fina.

Desenvolvimento: 
Far-se uma conversa informal com os alunos. Serão propostos alguns questionamentos: - Vocês têm algum animal em casa? Por quê?
- Que cuidados devemos ter com os animais que criamos em casa?
- E os que não podem como são chamados?
Logo após serão distribuídos jornais e revistas para os alunos recortarem coletivamente as figuras dos animais para montagem dos dois painéis, classificando os animais recortados em domésticos e selvagens.
Fazer coletivamente uma lista com os nomes dos animais dos painéis, explorando as relações existentes entre os animais. Solicitar que os alunos façam uma leitura dos nomes dos animais dos painéis e registrar no caderno.
Finalizaremos a aula, utilizando a dobradura para confecção dos animais das duas espécies como: borboleta, hipopótamo, girafa, pássaro, camelo, sapo, gato, cachorro.

Avaliação: Será feita através do jogo da joaninha (memória) onde os alunos irão ver as figuras e dizer qual é sua espécie, acertando ganha pontos, se errar volta à peça. Diante da participação, interação e acertos.  



FRANCIELI ALMEIDA e JANE



Conteúdo
Ar; 
Dobradura, recorte e colagem.


Áreas do conhecimento:
Linguagem oral e escrita;
Estudo da Natureza e Sociedade;
Arte.

Objetivos:
Desenvolver a oralidade.
Realizar um experimento simples.
Reconhecer a presença do ar.

Desenvolvimento:
Iniciaremos a aula com uma dinâmica da bexiga e roda da conversa sobre o assunto.
Em seguida falaremos como podemos perceber o ar, para que ele serve e onde está presente.
Logo após nós iremos confecciona um cata - vento.
Para criar o cata-vento vamos utilizar a tesoura, recorte um quadrado de cartolina com 15 centímetros, faça cortes nas pontas até perto do centro do quadrado e prenda-as com fita adesiva, para prender o cata-vento no palito de churrasco, use um percevejo.

Recursos:
Texto informativo, cartolina, tesoura, fita adesiva, palito de churrasco e percevejo.

Avaliação:
Avaliaremos a participação dos e a elaboração das atividades proposta e por meio do jogo de tem não tem.


ADRIANA e ANA ROSA


Conteúdos:

Plantas ornamentais;
Fotografias e imagens.

Áreas do conhecimento:
Estudo da natureza e sociedade;
Linguagem oral e escrita;
Arte.

Objetivos:
- Identificar plantas ornamentais;
- Desenvolver a oralidade;
- Manusear fotografias.

Desenvolvimento:
Iniciaremos a aula mostrando imagens de plantas ornamentais realizando uma roda da conversa sobre o tema, questionando a turma para saber se eles tem contato com as mesmas.
Na sequência abordaremos o conteúdo por meio de um texto informativo, também faremos uma atividade lúdica de jardinagem, fazendo vasos de garrafas pet para plantarmos sementes de girassol com a participação da turma, ensinando como cultivá-las.
Concluiremos pedindo como tarefa de casa para que tragam fotos ou imagens de plantas ornamentais para fazermos um cartaz que ficará em exposição na sala de aula.

Avaliação:
Será contínua através da participação; e por meio de um jogo da memória com imagens de plantas ornamentais em e.v.a. para jogarmos com os alunos, assim poderemos ver quem acerta mais pares.

Recursos:
Texto informativo, cola, tesoura, cartolina, terra, sementes de girassol, garrafas pet, jogo da memória, lápis, borracha e canetinhas.

Referência bibliográfica:
www.asplantas.com.br/ornamentais


LUCIANDRÉIA e JACQUELINE

CONTEÚDOS:
Saúde e qualidade de vida: hábitos de alimentação saudável: verduras, legumes e frutas;
Releitura de obra de arte.

ÁREAS DO CONHECIMENTO: 
Arte;
Linguagem oral e escrita;
Estudo da Natureza e Sociedade.

OBJETIVOS:
- Desenvolver a consciência de bons hábitos alimentares
- Diferenciar frutas, verduras e legumes
- Estimular a criatividade e raciocínio do aluno
- Trabalhar noção de algumas cores;
- Desenvolver coordenação por meio de recorte e colagem.

DESENVOLVIMENTO
Iniciaremos com uma roda de conversa, indagando sobre o que o aluno e seus familiares costumam e gostam de comer, o que é alimentação saudável e o gosto pelas frutas, verduras e legumes.
  • 1º atividade: Texto coletivo, onde o professor será o escriba e os alunos farão o registro no caderno (indagar questões como: o que é alimentação saudável, por que é importante ter uma alimentação saudável, diferenças entre: VERDURAS que são caules e folhas como alface, agrião, brócolis, etc.). FRUTAS que são alimentos que oferecem variedades de sabores, aromas e propriedades nutricionais, como laranja, morango, melancia e LEGUMES que são raízes (cebola, cenoura, tomate, pepino)
  •  Aplicar 2º atividade impressa (em anexo)
  • Brincar do jogo da memória utilizando a imagem da onça: em suas pintas teremos figuras de frutas, verduras e legumes, aqui também utilizaremos cores diferentes nas pintas intencionalmente para se trabalhar as cores, dispor um tempo para o aluno brincar e interagir (em anexo)
  • Apresentar para análise dos alunos a obra do pintor Arcimboldo Giuseppe (em anexo) e propor uma releitura:
  • Pediremos aos alunos previamente uma fruta de sua preferência, onde faremos juntos, uma deliciosa salada de frutas
RECURSOS: Cartaz para compor texto coletivo, atividades impressas, fita adesiva para colagem de cartaz e desenhos releitura, onça em cartolina para jogo da memória, cola, lápis de cor, tesoura e frutas
AVALIAÇÃO: Será realizada pela participação, compreensão e assimilação na realização das atividades propostas
REFERENCIAS
  • www.profjuce.blogspot.com.br, acesso em 07/05/2011
  • SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, Caderno Pedagógico: Ensino Fundamental, 2008, Ed. Propess Ltda.

ATIVIDADES:

Aprendemos que é muito importante ter uma alimentação saudável para crescermos fortes e nos desenvolvermos, fizemos um texto coletivo sobre as verduras que possuem caules e folhas como, por exemplo, o alface, sobre as frutas que possuem muitos nutrientes como, por exemplo, a laranja e também sobre os legumes que são as raízes como por exemplo a cenoura e que todos são muitos importantes para nossa alimentação, agora vamos desenhar e pintar as frutas, verduras e legumes que mais gostamos?

Nome: ______________________________________________Data:___/_____/________

FRUTA                                              VERDURA                                       LEGUME
 
 
Aprendemos que é muito importante ter uma alimentação saudável para crescermos fortes e nos desenvolvermos, fizemos um texto coletivo sobre as verduras que possuem caules e folhas como, por exemplo, o alface, sobre as frutas que possuem muitos nutrientes como por exemplo a laranja e também sobre os legumes que são as raízes como por exemplo a cenoura e que todos são muitos importantes para nossa alimentação, agora vamos desenhar e pintar as frutas, verduras e legumes que mais gostamos?

Nome: ______________________________________________Data:___/_____/________

VERDURA                                       LEGUME                                          FRUTA
 
 




JOGO DA MEMÓRIA



ELIANE PEREIRA E JANESLEY


Conteúdos: 
Plantas Alimentícias;
Releitura de obra de arte.

Áreas do conhecimento : 
Linguagem oral e escrita;
Estudo da Natureza e Sociedade;
Arte.

Objetivos:
- Desenvolver a oralidade e socialização;
- Compreender a importância das plantas alimentícias em nossa alimentação para um desenvolvimento saudável;
- Desenvolver hábitos alimentares saudáveis;
- Conhecer a obra “O vendedor de frutas” de Tarsila do Amaral;
- Aumentar o campo imagético com a releitura de obra de arte;
- Desenvolver habilidades motoras por meio de dobradura.

Desenvolvimento.
Iniciaremos a aula apresentando a obra de Tarsila do Amaral “O vendedor de frutas”, realizando uma conversa sobre as variedades de plantas alimentícias que podemos consumir.
Em seguida como estamos trabalhando sobre alimentação saudável, iremos observar as frutas levadas pelo vendedor, cores, onde estão, como estão sendo transportadas essas frutas e quais são. Também faremos a leitura de um texto informativo (em anexo), comentando sobre as partes das plantas como raiz, caule, folhas, frutos, flores e sementes, que são importantes em nossa alimentação
Posteriormente iremos propor um trabalho de releitura da obra de arte, buscando aumentar o campo imagético e habilidades motoras por meio de dobradura e utilização de tinta guache e outros recursos (em anexo).


Avaliação:
Será feita através da participação e realização das atividades propostas. E por meio do jogo da borboleta (Jogo da memória sobre plantas alimentícias).

Recursos:
Sulfite, tinta guache, lápis preto, lápis de cor, giz de cera, atividade, jogo da borboleta.




Texto informativo
Para manter nosso corpo sadio, é necessário incluir as plantas alimentícias em nossa alimentação, pois cada uma tem sua importância para o bom funcionamento do nosso organismo, auxiliam no crescimento e nos protegem contra as doenças.


Atividade:
Já sabemos que as plantas alimentícias podem ser divididas em varias partes como raiz, caule, folhas, frutos, flores e sementes e que são importantes em nossa alimentação, também conhecemos a obra “O vendedor de frutas” de Tarsila do Amaral, agora vamos fazer a releitura da obra de Tarsila do Amaral, confeccionando uma dobradura do barco.
Use toda a sua criatividade e imaginação!!!





EVELI e LIGIA

Conteúdos:
Plantas;
Releitura de obra de arte.

Áreas do conhecimento:
Linguagem oral e escrita;
Estudo da natureza e sociedade
Arte


Objetivo 
  • Desenvolver a oralidade;
  • Identificar as partes das plantas;
  • Reconhecer as funções das plantas..
  •  

Desenvolvimento:
Iniciaremos a aula com uma roda de conversa para saber quais conhecimento as crianças já tem sobre as partes que compõe uma planta. Em seguida apresentaremos os tipos de plantas onde as crianças poderão estar vendo de perto suas partes: raiz, caule, folhas, flores e frutos.
Após essa conversa apresentaremos apresentando um pequeno texto sobre as partes das plantas e entregaremos uma atividade para que as crianças possam resolver de acordo com o texto apresentado, enumerando a segunda coluna de acordo com a primeira.
Num segundo momento pediremos que as crianças observem a obra Mamoeiro de Tarsila do Amaral e façam um releitura.

Avaliação:
Será feita através da interação e  participação na realização das atividades propostas, e por meio do jogo da memória das partes das plantas.

Recursos: Plantas, sulfite, lápis, giz, lápis de cor, giz de cera, canetinha, sulfite.





CLAUDIA e MARIA EMÍLIA





Conteúdos:
Animais domésticos;
Fotografia de animais de estimação.

Áreas de conhecimento:
Linguagem oral e escrita;
Arte;
Estudo da Natureza e Sociedade.

Objetivos:
Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Conhecer hábitos e características dos animais domésticos;
Ter consciência dos cuidados que dever ter com seus animais.

Desenvolvimento:
Iniciaremos a aula com uma figura de animais domésticos, explorando os conhecimentos que os alunos já possuem sobre os mesmos. Como havíamos solicitado uma fotografia dos animais de estimação montaremos dois painéis, um com as fotografias trazidas e outro com recortes de revista e livros didáticos.

Recursos: lápis, borracha , atividade impressa, cartolina , revista e livro didático.

Avaliação:
A avaliação será feita por meio da participação e interesse, e por meio do jogo da memória dos animais de estimação.










 BERNARDO e SILVIA



Conteúdos:

Cuidados com os Vegetais
Desenho representativo

Áreas do Conhecimento:

Linguagem oral;
Arte;
Estudo da Natureza e Sociedade

Objetivos:
·        Desenvolver a oralidade e socialização;
·        Criar uma horta e cuidar dela;
·        Observar o desenvolvimento de um ser vivo; 
·        Valorizar o meio ambiente;
·        Desenvolver criatividade e imaginação.


Desenvolvimento:
Iniciaremos a aula mostrando imagens de vegetais para realizar uma roda de conversa perguntando de modo informal quem conhece uma horta. Para que ela serve?
Em seguida explicaremos por meio de fotos do desenvolvimento das plantas, enfatizando que os vegetais são seres vivos, por isso precisam de cuidados, como sol e água. Que os vegetais são ingredientes usados em uma salada, alertando a importância de lavar bem as mãos antes de tocar na comida.
Posteriormente faremos uma placa com o nome da criança, a data e um desenho representativo da planta de que ela vai cuidar.
Protegeremos a planta com plástico para não molhá-lo quando a horta for regada. Depois colaremos as fichas em palitos de churrasco e entregaremos à turma. Num canto ensolarado, iremos propor às crianças que revolvam a terra com pazinhas. Cada uma deve fazer um pequeno buraco, transplantar sua muda ou semente, apertar a terra em volta e molhá-la. Fotografando para que todos comparem essa etapa com as outras que a planta passou.
A horta precisara de cuidados diários: como água. E observação para detectar pragas. O que acontece se as plantas não receberem água ou luz suficiente? Use duas plantas extras: uma ficará sem ser regada. A outra, coberta por uma caixa. Estimule as crianças a entender por que vão murchar.
Separar as fotos com o passo-a-passo da horta e peça que as crianças coloquem em ordem, avaliando o crescimento das plantas.
Na hora da colheita. Na cozinha, as crianças podem lavar as plantas.

Avaliação:
Observações da participação e interesse, e por meio do jogo da borboleta (jogo da memória) dos tipos de vegetais.


Recursos: 
terra, mudas ou sementes, regador, pá de jardim, imagens do que será plantado, plástico transparente, fita adesiva, palitos de churrasco, jogo da borboleta.