A IMPORTÂNCIA DO TEATRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL (séries iniciais)


 

 

 


Historicamente o homem sempre teve a necessidade de representar, demonstrando suas tristezas, angústias, alegrias, no início para cultuar deuses e gradativamente se tornou uma atividade cultural encenada por muitos povos, e assim o teatro começou a fazer parte da nossa cultura.
Desde os tempos de Platão o teatro vem sendo abordado com a intenção de educar, sendo estudado e centrado com valores didáticos, com intuito formador da personalidade do homem, neste período foi o único prazer literário disponível.
A palavra "teatro" deriva dos verbos gregos "ver, enxergar", lugar de ver, ver o mundo, se ver no mundo, se perceber, perceber o outro e a sua relação com o outro. Assim, pedagogicamente o teatro busca mostrar o comportamento social e moral, por meio do aprendizado de valores e pelo bom relacionamento com as pessoas.
Reverbel (1997) destaca que o teatro tem a função de divertir instruindo é uma verdade que ninguém pode contestar, pois seria negar-lhe a própria história.
Sendo assim, o trabalho com Teatro na instituição escolar tem uma importância fundamental na educação: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a socialização, criatividade, coordenação, memorização, oralidade, leitura pesquisa, criatividade, expressão corporal, a impostação de voz, vocabulário, habilidades para as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurino e montagem de cenário), trabalha o emocional, cidadania, religiosidade, ética, sentimentos, interdisciplinaridade, propicia o contato com obras clássicas, fábulas, reportagens.
O teatro também permite que o professor perceba traços da personalidade, comportamento individual ou em grupo, bem como seu desenvolvimento, oportunizando um melhor direcionamento pedagógico, onde na realização de cenas dramáticas trabalha-se faz de conta, imaginação, interpretação.
Conforme Reverbel (1997) o objetivo na escola não é ter um aluno-autor, um aluno-pintor ou um aluno-compositor, mas sim dar oportunidades a cada um de descobrir o mundo, a si próprio e a importância da arte na vida humana.
Dessa forma, a contribuição do teatro no desenvolvimento da criança seja na Educação Infantil ou Ensino Fundamental (séries iniciais), é grandiosa, ajuda o aluno no desenvolvimento de suas próprias potencialidades de expressão e comunicação, bem como proporciona o conhecimento de outro gênero, além da prosa e da poesia e favorece o processo de produção coletiva do saber cultural tanto no valor estético como educativo.

TIPOS E FORMAS DE TEATRO

Teatro de Máscaras: desde a Pré-História os homens usam máscaras, sejam nos rituais religiosos, esculpidas em madeira, pintadas em couro e adornos de penas, ou feitas de conchas e madeira, ou desenhada no próprio rosto. Os alunos gostam muito de vestir máscaras, principalmente de super-heróis, é importante deixar que eles confeccionem as suas máscaras, pode-se usar sacos de papel, cartolinas, tecidos, tintas, pratos de papelão, jornal, material de sucata, etc., a atividade é prazerosa, sendo uma oportunidade de criar e recriar sua própria dialética, uma vez que promove a recreação, o jogo, a socialização, melhoria na fala da criança e desinibição.

Teatro de Sombras: é uma arte muito antiga, originária da China e se espalhou pelos países da Europa. Este tipo de teatro ainda é pouco conhecido no Brasil. É uma atividade muito divertida que estimula a criatividade da criança. Para sua realização é necessário: uma fonte luminosa (de 40 ou 60 watts, transparentes, dentro de latas de óleo para possibilitar a concentração da luz), uma tela (ou um lençol bem esticado) e silhuetas para serem projetadas (fantoches de varas, mãos que formam figuras de animais, proporcionando o desenvolvimento da criatividade e da motricidade, importante no período da pré-escola e da alfabetização.

Teatro de Fantoches: tem sua origem na Antigüidade, quando modelavam-se bonecos no barro, conseguindo mais tarde a articulação da cabeça e membros para fazer representações com eles. No Nordeste apareceu principalmente em Pernambuco, onde a tradição permanece até os dias de hoje. Somente em meados do século XX é que consolidou fortemente em nosso país. Para a confecção são utilizados: sucata, tachinhas, fita crepe, latas, sacos, durex, rolos de papel higiênico, tintas. Também pode utilizar luvas, pintura em meias e mãos com caneta esferográfica, carvão, tintas especiais, com acessórios enfeitando as mãos e os dedinhos das crianças. Como: lã, chapéu, meias, penas. Faz-se necessário que os alunos explorem todos os movimentos dos dedos, mãos e braços, criando uma atmosfera do conhecimento do próprio corpo, utilizando também as músicas populares, folclóricas ou clássicas.

Teatro de Varas: é uma variação do teatro de fantoches, onde estes são sustentados por uma vara, podendo ser confeccionados com cartolinas, bolinhas de isopor, de papel, colher-de-pau, palitos de churrasco, garfos vestidos com roupas de pano, palitos de picolé, copinhos de plástico sustentados por palitos. O fantoche de cone é um tipo de boneco muito encontrado em feiras livres e circos populares, podendo representar uma figura humana ou um animal, basta segurá-los pela vareta e dar-lhes o movimento de acordo com a situação.

Pantomima: é um jogo teatral realizado por gesto. Podemos exemplificar essa afirmação através deste exemplo: a primeira atividade proposta foi a de arrumar uma casa; os elementos foram entrando e ordenando aos cantos da cada, e ao final de cada um estava fazendo alguma coisa- ou lendo um livro, ou cozinhando, ou escutando música. Utiliza-se: caricaturas, dramatização (Charles Chaplin), uso de características fortes sem uso de palavras, às vezes tem um contexto social. Objetiva o divertimento, a socialização, a coordenação motora e aprender a usar o corpo como um todo.

Auto: uma peça teatral em um só ato, de caráter religioso, embora existam obras de temática profana e satírica, mas sempre com preocupações moralizantes. A princípio, eram representadas em solenidades cristãs. Com o surgimento de grandes autores, o "auto" transcendeu essa finalidade, tornando-se gênero autônomo e de alto significado literário.

Moralidade: (dramas litúrgicos) debatiam a questão religiosa sob a ótica do comportamento e do destino final do homem. Tinha um caráter mais intelectual do que os mistérios e os milagres. Em vez de utilizar as personagens da Bíblicas, servia-se de personagens alegóricas como a Luxúria, a Avareza, a Esperança, a Guerra, entre outras. Essas figuras personificavam defeitos, virtudes, acontecimentos, etc., com a intenção de transmitir lições morais e religiosas, e até, por vezes, políticas. Raramente continham sátiras ou pretendiam levantar polêmicas. Mais do que todos os outros tipos de teatro, a moralidade pode ser considerada um grande passo em direção ao teatro moderno.

Commedia dell'arte: uma forma popular de representação teatral marcada pela improvisação, comicidade e emprego de personagens fixos. A Sottie (de sot = bobo) era uma breve sátira (construtiva), geralmente de índole política, encenada por personagens simbólicos: o parvo (tolos), o truão (vagabundo ou palhaço) ou o bobo. Às vezes os tipos tinham autenticidade e eram até psicologicamente bem construídos.

Farsa: também uma sátira, mas diferentes das sottie, porque não tinha intentos políticos. Somente representava os defeitos, as fraquezas e os acontecimentos cômicos da vida das pessoas. Histórias de clérigos e feiras eram muitas vezes aproveitadas para pequenas farsas. Era um espetáculo teatral cem por cento popular.

Teatros com música: Teatro Nô ( tradicional forma japonesa baseada na narração de antigas histórias por meio de movimentos e danças). Teatro Kabuki (popular japonês, caracterizado pela combinação de música, dança, mímica, encenação e figurinos). Teatro de Revista (gênero que combina números de música, dança e humor. Muito popular no Brasil nas décadas de 1930 e 1940).

Teatro Lambe-Lambe: é uma linguaguem criada pelas brasileiras Ismine Lima e Denise Santos no ano de 1989 na Bahia e hoje há caixinhas de teatro espalhadas pelo mundo todo. Utiliza uma linguaguem dentro do teatro de animação, que acontece dentro de uma caixa, com bonecos em miniatura para apenas um espectador.


Jogos Teatrais: são excelentes ferramentas pelas quais os alunos desenvolvem o gosto pela exposição de fatos narrativos, tendo domínio da técnica pela exposição de seminários que versem sobre qualquer assunto, inclusive de outras disciplinas.